Pular para o conteúdo

Pais, filhos e educação

24/10/2011

Observando as imagens de um jornal televiso, pude constatar a enorme preocupação dos pais em relação ao rendimento de seus filhos no ENEM. Muitos só faltam deixá-los na porta da sala em que irão realizar a prova. Aliás, se pudessem, fariam as provas por eles.

Nada mais normal e salutar. O interesse da família pela educação de seus filhos é de fundamental importância. Infelizmente, essa não é a regra ao longo do processo educacional. Em minhas aulas na pós-graduação, nas quais aprendo muito com meus alunos – professores e gestores de escolas públicas, os mesmos têm se queixado da ausência dos pais na escola.

Essa ausência não ocorre apenas nas reuniões formais, mas ao longo da vida escolar dos estudantes. Pais desinteressados pelo aprendizado de seus filhos cometem um erro crucial na construção do futuro de suas crianças.

Talvez esse fato ocorra em razão da escola ter se tornado um depósito de problemas da sociedade. Violência, agressividade, infantilidade, carências afetivas e nutricionais, entre outras questões, passaram a ser de única responsabilidade da escola em encontrar meios para lidar com elas.

Ora, não é este o papel da escola. Esta deve ser um centro de aprendizagem para os seus estudantes, devendo os gestores, os professores e os funcionários atuarem como catalizadores do processo educacional. Entretanto, para que esse fato ocorra em sua plenitude, a escola deve contar com a colaboração e a  participação da família, das comunidades, das igrejas, das organizações em geral, criando-se uma rede de agentes atuando em torno de um projeto educativo. Uma escola “hipertrofiada” e estressada é muito ruim para a educação.

Então, recomenda-se que as atenções dos senhores pais com a educação seja ao longo da vida escolar dos seus filhos queridos e não apenas na hora destes tentarem ingressar na universidade.

Obs: apesar dos depoimentos dos meus alunos, pesquisas apontam que a participação dos pais na educação dos filhos vem aumentando. O video com a profa. Szimanski apresenta questões importantes sobre essa temática.

About these ads

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: