Skip to content

Novos rumos nas carreiras?

21/07/2011

O Jornal Folha de São Paulo publicou este mês uma série de reportagens sobre mudanças nas carreiras do administrador, do advogado e do pedagogo. Não gostei muito, foram superficiais, mas, para quem interessar indico o link.

O que me levou a escrever este post foi a lembrança da mudança ocorrida no curso de pedagogia, acho que uns oito anos atrás. Sob a justificativa de formar um generalista, as habilitações de administração, supervisão, orientação e educação especial foram extintas. Não sei se isso melhorou o curso. Acho que para os profissionais formados exigiu uma série de pós-graduações. Isso mesmo, série. Conheço pedagogos com quatro especializações.

Lembro também das novas oportunidades que se abriam para os pedagogos, principalmente nas empresas. No entanto, os administradores, psicólogos e até os profissionais formados nos “n” cursos de computação, logo avançaram sobre uma área que tem tudo a ver com a pedagogia: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional.

Bem, acho que há um certo isolamento das faculdades de educação. No doutoramento que fiz em administração, na USP, não percebi nenhum diálogo entre as faculdades de administração e educação, por exemplo. Certo dia, um colega da administração me relatou que fazia uma matéria da faculdade de educação, mas o professor não suportava os administradores. E este professor é o responsável pelo grupo de administração escolar (!).

Acho que os pedagogos não souberam ocupar esse espaço profissional. Ainda há tempo? Sempre há tempo, mas esses profissionais, ao ingressarem nas empresas, terão que se ajustar a um ambiente muito diferente do que encontram nas escolas. Ao mesmo tempo, a famosa ‘criticidade’ dos pedagogos (90% das disciplinas do curso de graduação tentam desenvolver esse aspecto no futuro pedagogo) terá que ser relativizada, sob pena de dificultar o diálogo com os outros profissionais.

Link: http://classificados.folha.com.br/empregos/946228-professor-de-harvard-diz-que-pedagogos-devem-atentar-para-uma-educacao-global.shtml

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: