Skip to content

Looky-loo

24/07/2011

Começando a leitura de um livro – “A Cultura da Participação, de Clay Shirky – uma caracterização de um determinado tipo de espectador de apresentações musicais me chamou a atenção: “looky-loo”. Ser um “looky-loo” é comparecer a um evento, em especial a um evento ao vivo, e agir como se estivesse assistindo a ele negligentemente na televisão. “Eles pagam seu dólar na entrada, mas não contribuem de maneira alguma para a ocasião – não demonstram qualquer aprovação ou rejeição com a qual pudéssemos melhorar ou simplesmente considerar o trabalho feito”.

Pude relacionar essa caracterização com diversos momentos que vivencio em meu cotidiano.

É o aluno presente fisicamente às aulas, mas totalmente ausente em interesse, motivação e participação. Não existe coisa pior para um professor do que uma turma dispersa, desconcentrada, que não se entrega em uma discussão. Muitos justificam afirmando que as aulas são entediantes. Mas, nem sempre isso ocorre.

Em outra situação da vida, percebo isso nas pessoas que se esforçam para ir a um bar, pagam para entrar, mas são incapazes de valorizar os músicos, seja diminuindo o volume das vozes (sempre absurdamente alto), seja prestando um pouco de atenção à música. Percebe-se claramente que poucos aplaudem uma boa apresentação. É uma enorme frustração para os músicos serem tradados como uma aparelhagem sonora.

Relaciono também, de forma um pouco diferente, com as redes sociais, que comecei a freqüentar há cerca de um mês. Muitas vezes parece ser um diálogo de surdos (ou será de cegos?). Há compartilhamento sem participação, sem interação, sem troca. Confesso que ainda estou tendo dificuldades no twitter e no facebook. Tenho certeza que uma boa parte de nossa vida cultural se deslocará gradativamente para essas redes e o perfil desse novo comportamento será definido por nós.

Voltando ao livro, o autor apresente um contraponto aos “looky-loo”. Afirma que participantes são diferentes. Participar é agir como se sua presença importasse, como se, quando você vê ou ouve algo, sua resposta fizesse parte do evento. Isso resume tudo em muitas coisas da vida.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: