Skip to content

Identidade organizacional

27/07/2011

Na instituição de educação superior privada a falta de identificação com a organização torna-se bem problemática. Muitas vezes, as IES estão mais preocupadas em “fechar a conta” no final do mês e se esquecem da importância de cativar seus professores. Descompromissados, alguns professores não cumprem os prazos, pouco se interessam pelo aprendizado de seus alunos, realizam avaliações descuidadas, não participam de encontros de aprendizagem (a não ser que sejam remunerados), enfim, trabalham pela “hora-aula”.

Especificamente, ao abordar a identidade, a principal das implicações aqui presente é a compreensão de que ela é fonte importante de estruturação da ação, sob qualquer das múltiplas perspectivas: o indivíduo, o grupo ou a organização. A seguir, apresento um breve texto que elaborei sobre a questão.

A identidade organizacional compreende o processo, atividade e acontecimento por meio dos quais a organização se torna específica na mente de seus integrantes (Scott e Lane, 2000). Esse processo compreende as crenças partilhadas pelos membros da organização sobre o que é central, o que a distingue e é duradouro na organização (Albert e Whetten apud Whetten e Godfrey, 1998).

Albert e Whetten (apud Whetten, 1998) ressaltam que a identidade organizacional tem três dimensões: (1) a definida pelos membros da organização, que é a central; (2) o que distingue a organização de outras; e (3) o que é percebido como traço contínuo, ligando o passado ao presente.

A representação da organização é expressa por seus membros por meio de comportamentos, comunicação e simbolismo. A idealização e a fantasia também fazem parte desse processo e explicam a tendência de as pessoas se identificarem com as organizações, principalmente quando elas representam uma possibilidade de conexão com seus atributos e desejos pessoais. Nesse sentido, a identificação com a organização tem uma associação linear e positiva com a realização de desejos (Mael e Ashforth, 1992). Entretanto os objetivos, a missão, as práticas e os valores presentes na organização também contribuem para dar forma às identidades organizacionais, diferenciando uma da outra, aos olhos dos seus integrantes (Scott e Lane, 2000).

Embora exista distinção entre identidade e imagem organizacional, esta última é nitidamente relacionada com a formação da identidade organizacional. Enquanto a identidade é associada à visão interna na empresa, a imagem está ligada também a uma visão externa. Diz respeito a uma opinião ou imagem mental sustentada por um grupo (podem existir diversas imagens da organização, dependendo da percepção de diferentes grupos), é o mesmo que falar em reputação corporativa.

Por isso, qualquer deterioração da imagem pode constituir um risco para a identidade organizacional. Por outro lado, a imagem está associada à identidade corporativa (Gioia, Schultz e Corley, 2000). Para Rindova e Schultz (apud Whetten e Godfrey, 1998) existe uma complementaridade entre a identidade organizacional e a identidade corporativa, que permite conjugar as percepções interna e externa da organização.

Ao discutir a identidade organizacional, a identificação está presente, pois não há identidade sem identificação. A identificação organizacional constitui “um envolvimento baseado no desejo de afiliação” (Kelman’s apud Ashforth e Mael, 1989, p.23). Essa identificação é, por vezes, utilizada como sinônimo de compromisso, embora ela seja mais internalizada do que este e possa engendrar aderência a valores e normas grupais, assim como homogeneidade de atitudes e comportamentos. Uma identificação forte com a organização “aumenta a cooperação entre os membros e a competição com os não membros” (Dutton, Dukerich e Harquail, 1994).

A pergunta que me  faço constantemente é se é possível, nas atuais circunstâncias do ensino superior brasileiro, principalmente privado, falar em identidade se há pouca ou nenhuma identificação dos professores, funcionários e alunos com as instituições.

Anúncios

From → Administração

2 Comentários
  1. Dione Gutierrez ( Pós-Graduação 2011) permalink

    Caro professor.
    Parabéns pelo blog.
    Tenho certeza que vai enriquecer o meu conhecimento.
    .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: