Skip to content

Novos modos de ver as coisas

05/08/2011

Acredito piamente que a mudança na educação, nas escolas, nos professores, alunos, pais, comunidades só poderá ocorrer de fato quando pudermos perceber as coisas de forma diferente. Nas pesquisas que faço sobre o assunto encontrei este vídeo muito interessante:

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/daniel_tammet_different_ways_of_knowing.html

Daniel Tammet tem sinestesia linguística, numérica e visual –  o que significa que a sua percepção das palavras, números e cores está entrelaçada em uma nova forma de apreender e compreender o mundo. Autor de “Nascido num Dia Azul”, Tammet partilha sua arte e sua paixão por línguas nesta apresentação.

Sobre percepção assim escreveu Ostrower:

[…] Uma grande parte da sensibilidade, a maior parte talvez, incluindo as sensações internas, permanece vinculada ao inconsciente. A ela pertencem as reações involuntárias de nosso organismo, bem como todas as formas de auto-regulagem. Uma outra parte, porém, também participando do sensório, chega ao nosso consciente. Ela chega de modo articulado, isto é, chega em formas organizadas. É a nossa percepção. Abrange o ser intelectual, pois a percepção é a elaboração mental das sensações.

A percepção delimita o que somos capazes de sentir e compreender, porquanto corresponde a uma ordenação seletiva dos estímulos e cria uma barreira entre o que percebemos e o que não percebemos. Articula o mundo que nos atinge, o mundo que chegamos a conhecer e dentro do qual nós nos conhecemos. Articula o nosso ser dentro do não ser (p. 12-13).

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: