Skip to content

Competências essenciais

13/08/2011

Listas são listas, sempre deixam algo de fora. Considerando esse fato, gostei e apresento a lista das 10 c0mpetências essenciais elaboradas pelo professor Henry Jenkins, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde coordena o Programa de Estudos de Mídia Comparada. É o autor do livro “Cultura da Convergência”, editado no Brasil pela Aleph. Comentários sobre o livro podem ser acessados em http://gpc.andrelemos.info/blog/2009/07/26/a-convergencia-midiatica-na-visao-de-henry-jenkins

É óbvio que não é possível desenvolver todas, mas exercitar umas 3 ou 4  já está de bom tamanho. Eu, por exemplo, gosto de exercitar a 3, a 4, a 7 e a 9.

1. Jogar: a capacidade de experimentar com o ambiente como meio de resolver o problema.

2. Simulação: a habilidade de interpretar e construir modelos dinâmicos de processos do mundo real.

3. Performance: habilidade de adotar identidades alternativas com o propósito de improvisação e descoberta.

4. Apropriação: a habilidade de samplear (Utilizar trechos de registros sonoros antes realizados para montar uma nova composição (geralmente musical).e remixar (Mixar novamente, alterando o que foi feito antes. Quando se trata de música, muitas vezes são adicionados instrumentos, outras vozes, coros, mudam-se os arranjos etc.) conteúdo digital.

5. Multi-tarefa: a habilidade de vasculhar o ambiente em busca de detalhes vitais ( na solução do problema a resolver-se) – fazendeiros devem completar uma série de tarefas que requerem atenção localizada, enquanto caçadores devem varrer uma paisagem complexa na busca de sinais e pistas sobre onde a presa pode estar escondida. Escolas foram desenhadas para criar fazendeiros.

6. Cognição distribuída: a habilidade de interagir significativamente com instrumentos que expandem as capacidades mentais – a inteligência não é mais um atributo dos indivíduos, ela está distribuída pelos cérebros, corpos e mundo.

7. Julgamento: a habilidade de avaliar a credibilidade e veracidade das diferentes fontes de informação.

8. Navegação transmidiática: a habilidade de seguir  narrativas a partir de múltiplas mídias.

9. Networking: a habilidade de procurar por, sintetizar e disseminar informação.

10. Negociação: a habilidade de navegar por diversas comunidades, discernir e respeitar múltiplas perspectivas, compreendendo e aceitando normas alternativas a sua própria.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: