Skip to content

Monografia 1

14/08/2011

Vou escrever alguns posts sobre monografia mais relacionados com o  Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC).

Considero que a estrutura e o conteúdo são partes indissociáveis. Mas, para quem está iniciando na produção de pesquisas ter conhecimento da estrutura facilita muito as coisas. O link  http://cultura.universia.com.br/tutoriais/monografias/01.jsp pode ajudar bastante. Atenção, pois algumas IES têm os seus próprios manuais e você deve verificar se não há muitas diferenças.

Vou utilizar várias referências na elaboração dos posts sobre o assunto, porém o livro “Pesquisa em Administração” de Jill Collis e Roger Hussey, editado pela Bookman, será a referência principal, por ser didático sem ser simplório.

A maioria dos estudantes de graduação apresentam muitas dificuldades para a elaboração de uma monografia. Isso é resultado do processo de ensino e aprendizagem fundamentado na transmisssão de informações pelo professor, na atitude passiva dos estudantes ao longo do curso e na ausência de reflexão  sobre questões teóricas  e sobre os problemas que experimentam nas práticas cotidianas da futura profissão. Some-se a essas questões uma enorme dificuldade em redigir textos próprios.

Assim, após 9 semestres de um curso de 10, os estudantes não têm escapatória. Precisam definir uma série de questões sobre o TCC. Neste momentos é comum ouvir o seguinte: não sei sobre que tema fazer; não sei por onde começar; não sei quem pode me orientar;  sei o que quero fazer, mas não há ninguém que possa me orientar aqui; não sei escrever na linguagem científica; não tenho disciplina suficiente, sou muito dispersivo; não gosto de ler teoria, meu negócio é a prática; nunca vou conseguir ler toda a bibliografia necessária; não entendo nada de metodologia, entre outras questões.

Bem, são questões que precisam ser enfrentadas pelo futuro bacharel se pretende obter o título. As instituições sérias procuram criar as condições necessárias para que o estudante possa transpor essas dificuldades. Se o curso não tiver a pesquisa como eixo de seu projeto pedagógico, oferecer disciplinas ao longo do curso como metodologia de pesquisa pode contribuir. Ter estruturado um setor na coordenação de curso capaz de orientar os estudantes e manter um grupo experiente de orientadores nas diversas áreas de conhecimento também ajuda muito.

No próximo post deste tema, vou  introduzir algumas questões sobre pesquisa.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: