Skip to content

A importância do diretor para a escola

29/08/2011

Novamente ministrando aula para professores neste final de semana surgiu a questão das dificuldades enfrentadas pelos professores na sala de aula. Uma de minhas alunas afirmou que não consegue que seus alunos tenham atenção e cumpram com o mínimo dos trabalhos acadêmicos. Destacou também o desinteresse dos pais em relação às atividades que os alunos devem desenvolver. Outro tema abordado foi o da violência crescente no interior das escolas. Alunos ameaçam os professores e gestores e formam grupos no interior da escola que não seguem nenhuma regra, somente as que eles próprios determinam.

É, sem dúvida, uma situação muito difícil para a qual não existe uma única solução.

Sou da opinião que cada escola deve encontrar a melhor maneira de “atacar” o problema. Uma coisa é certa: trata-se de um trabalho coletivo. Um único professor em uma sala de aula não conseguirá nem atenuar as questões acima destacadas. Toda a escola deve estar envolvida na mudança radical de processos e deve mudar em conjunto.

No site http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/bom-ensino-regioes-violentas-624820.shtml encontrei alguns exemplos de escolas imersas em um ambiente conturbado e violento que conseguem excelentes resultados. Nelas, a figura do diretor é central.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: