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Monografia 4: processo de pesquisa

03/09/2011

Em uma visão simplificada e estruturada do processo de pesquisa é possível definir os seguintes estágios:

  • Identificar o tópico da pesquisa
  • Definir o problema da pesquisa
  • Determinar como realizar a pesquisa
  • Coletar os dados da pesquisa
  • Analisar e interpretar os dados da pesquisa
  • Redigir a dissertação ou tese

Para alguém que está finalizando o seu curso de graduação a identificação do tópico de pesquisa e a definição do problema são momentos muito importantes. Quase sempre, o critério é escolher um tema ou uma área que você ao longo do curso mais se identificou. Pensando nos cursos de graduação, por exemplo: em direito – direito tributário; em administração – estratégia organizacional; em música – percepção musical.

Mas, esses tópicos são muito amplos, e o passo seguinte é restringir seu interesse geral, para concentrar-se em um determinado problema. Mas, atenção: este não pode ser muito amplo, deve ser pequeno para que possa ser investigado.

O problema de pesquisa é a questão central da pesquisa. Deve vir em forma de uma pergunta. Deve ser uma questão desafiadora, mas sempre pensando nas limitações técnicas e de tempo que um aluno de graduação possui para realizar sua monografia.

Muitas vezes, um problema de pesquisa não surge claramente no início da pesquisa. Principalmente nas pesquisas qualitativas há necessidade de um tempo maior de exploração do fenômeno. Observações, entrevistas exploratórias, leituras de documentos, pesquisa de teses, dissertações e monografias sobre o tópico, além de discussões com professores e colegas são muito úteis nesta fase.

Mesmo em monografias, a análise cuidadosa da literatura pode contribuir para identificar lacunas que poderão indicar temas originais.

Outro aspecto pouco citado, é que a monografia é um primeiro trabalho científico. Não significa que o futuro graduado será um pesquisador. Neste caso, olhar para as possibilidades profissionais futuras e escolher um problema que possa ser útil para os objetivos de sua carreira parece ser uma opção bem inteligente.

Atenção: a formulação do problema de pesquisa na introdução dos trabalhos científicos varia de instituição para instituição. Já observei em teses de direito da USP que o problema de pesquisa não é apresentado claramente. Confunde-se, nesses casos, com o objetivo da pesquisa, que é outra coisa.

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From → Educação

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