Skip to content

As escolas em busca de melhorias acadêmicas

11/09/2011

Hoje, na Revista Veja, o ‘queridinho’ dos pedagogos (brincadeirinha), o economista Gustavo Ioschpe, compara a qualidade dos estudantes brasileiros das escolas privadas com os estudantes de outras partes do mundo. Afirma que estamos pelo menos um ano atrás.

Mas, as escolas brasileiras não estão paradas. Muitas estão reformulando seus projetos educacionais, procurando desenvolver uma educação mais individualizada, envolvendo a família e aprimorando a gestão.

O vídeo abaixo relata as nova experiências acadêmicas na Rede Marista. Achei muito bom.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ishOzxgGqHI#!

Entre os avanços ampliou-se a periodicidade dos pareceres na Educação Infantil, antes semestrais, para trimestrais. Tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, qualificaram-se as formas de registro e critérios apresentados. Para os Anos Finais e Ensino Médio, as mudanças ocorreram nos pesos dos trimestres e nos percentuais de distribuição de notas de provas, testes e trabalhos. Em todos os níveis, os professores debruçaram-se sobre o estudo de instrumentos avaliativos que permitissem diagnóstico de dificuldades para nova orientação aos estudantes. Além das orientações realizadas em sala de aula, no turno regular, foram oferecidos estudos de recuperação paralelos, em horário diferenciado, ao longo do trimestre, com resultados bastante positivos.

Com estudos de recuperação realizados no decorrer do ano – e não apenas ao final – o estudante tem oportunidades adicionais para aprender e superar dificuldades identificadas, com mais possibilidades para construir os conhecimentos necessários para prosseguir seus estudos com êxito. Com este enfoque, destaca-se que a presença do estudante nos momentos indicados é muito importante.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: