Skip to content

Palestras

15/09/2011

Confesso que determinadas palestras me irritam profundamente. Algumas pela superficialidade com que a maioria dos conceitos são tratados, outras por imprimirem certa comicidade a assuntos sérios, outras pelos palestrantes e seus tiques, e por aí vai. Um exemplo clássico é Sir Ken Robinson. Trata-se de palestrante midiático, que faz sucesso em todos os lugares. No Brasil, temos alguns que seguem a mesma linha, temas sérios entrecortados por piadas, frases curtas, casos ilustrativos, etc. Entretanto, esta é a minha opinião e vocês podem e devem ter as suas.

Assim, reproduzo uma apresentação de Robinson, traduzida para o português. Acho que as quatro questões centrais da palestra podem ser resumidas dessa forma: a) educação com garantia de um futuro melhor; b) criatividade e alfabetização possuem o mesmo grau de importância na educação das crianças; c) o erro faz parte da aprendizagem e não deve ser ridicularizado pelos professores; d) somos ensinados a abandonar a criatividade; e) todo sistema educacional tem a mesma hierarquia das disciplinas. Apesar de alguns momentos bons (principalmente quando fundamenta-se na tese de H. Gardner sobre inteligências múltiplas), na maior parte do tempo tudo é muito óbvio e dito e repetido em todos os cantos do mundo. Temos que passar para um outro momento, não mais por que mudar, mas  COMO MUDAR?

Depois que inventaram que uma pessoa não consegue ficar concentrada ao ouvir outra por mais de 15 minutos (o tempo exato aqui não importa), tudo nas apresentações tem que ser rápido e divertido. Acontece que nem tudo pode ser abordado dessa forma. Porém, não me entendam mal. Já assisti muitas palestras que o sono veio de imediato de tão entendiantes e sem brilho que eram. Creio que para cada público você deve encontrar a forma e o conteúdo adequados.

Bem, por enquanto é tudo. Escreverei mais sobre palestras em outro post para relatar como as elaboro e como as apresento (não que eu seja um expert como Kin Robinson!).

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: