Skip to content

Um professor e seus novos dispositivos tecnológicos

22/09/2011

Computadores, notebook, netbook, tabletsmartphone são denominações que passaram a fazer parte de nossas vidas.

De modo geral, são portas à internet, onde buscamos acessar informações de todo tipo e procuramos nos comunicar com algumas pessoas que conhecemos bem e outras nem tanto.

Como professor, acho que tenho obrigação de experimentar tudo nessa área. Minha próxima aquisição será um tablet. Estou esperando passar essa “onda” toda e ver se os preços baixam um pouco. Vou usá-lo para ler livros. Deverá ser uma experiência interessante, principalmente para pessoas como eu que gostam de ler vários livros ao mesmo tempo e acabam deixando exemplares  em todos os cantos da casa. Um pouco de organização é sempre bom.

Uso em minhas aulas um netbook que é de muita ajuda para disponibilizar as apresentações e outros materiais de aula. Mas em casa, não troco o tradicional computador (desktop), pois é muito mais confortável para escrever textos como este. O notebook foi deixado de lado, pelo peso e tamanho.

Creio que os vários aplicativos que surgem todos os dias são fundamentais para uso em processos educacionais e profissionais. Que o digam os médicos, arquitetos, contadores, entre outros.

Infelizmente, a maior parte dos professores não está muito focada nessas questões, mas há enormes possibilidades de uso das novas tecnologias por eles, como o desenvolvimento deste blog, por exemplo. Assim como, a elaboração de aulas interativas, o uso da internet em sala de aula, o uso de aplicativos etc.

Bem, tudo isso para transcrever parte de uma notícia que li no G1 sobre o uso de tablets por crianças de 2 anos, o que só faz reforçar o que afirmei anteriormente.


Escola Bilíngue do Rio usa aparelho em atividades com crianças de 2 anos.

‘Criança não diferencia digital do analógico’, avalia educadora.

Cristina Boeckel e Gisele Porto Do G1, no Rio

Eles não sabem ler nem escrever, mal aprenderam a andar e falar, mas já dão os primeiros passos no mundo da tecnologia. O uso de tablets se faz cada vez mais presente nas escolas de ensino fundamental e médio. Mas também quem ainda usa fraldas e mamadeiras começa a se familiarizar com a prancheta eletrônica.Em uma escola bilíngue da Zona Sul do Rio, o tablet serve como um recurso pedagógico que diverte os pequenos desde antes dos dois anos de idade e ajuda em seu desenvolvimento.

“A tecnologia se insere dentro da proposta pedagógica de oferecer recursos para que a criança se desenvolva, sem o medo da tecnologia que as gerações anteriores tinham. A criança não faz a diferenciação entre analógico e digital que o adulto faz. Para ela, esse é um ambiente natural. Ela já nasceu dentro desse mundo tecnológico”, pondera Silene de Farias Cordeiro, coordenadora de tecnologia educacional da escola Centro Educacional Miraflores, nas Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

O tablet é usado para contar histórias e mostrar figuras geométricas, entre outras atividades. Diante do tablet, as crianças se comportam como com qualquer brinquedo. Ouvem a história como se acompanhassem a leitura de um livro de papel. A escola conta também com computadores, lousa interativa e uma tartaruga robô. “Através desses recursos, as crianças podem interagir entre elas, com os objetos e adquirir conhecimentos diversos”, afirma a professora Silene.

Há um programa da Globo News que pode ser acessado neste link para quem quiser obter mais informações a respeito do tema, sobre o qual, volta e meia acabarei escrevendo no blog.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: