Skip to content

Resultado do Exame da OAB de julho/agosto

28/09/2011

Resultados do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizado em julho e agosto últimos atestam um pequeno aumento no índice de aprovados. Transcrevo a reportagem de 23/09/11 do Estadão. Antes, saliento que o resultado final (ainda estão sendo avaliados cerca de 2.000 recursos) será divulgado em 4 de outubro.

Após apresentar o pior índice de aprovação da história (9,74%) no teste realizado em dezembro, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) registrou aumento no número de aprovados na prova aplicada entre julho e agosto. Ao todo, 18.002 (14,83%) dos 121.309 candidatos passaram no teste, segundo resultado preliminar divulgado nesta sexta-feira. Os números referem-se somente aos bacharéis em Direito que fizeram as provas.

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o resultado tem duas causas: a melhora no ensino de Direito no País e o maior empenho dos alunos. “É uma resposta positiva à prova que vem sendo elaborada. O objetivo é que passem os profissionais qualificados e não a reprovação em massa”, afirmou ao Estadão.edu.

Criador da rede de cursinhos LFG, que prepara para o Exame da Ordem, o juiz aposentado Luiz Flávio Gomes não acredita que tenha havido melhora no ensino. “A aprovação na casa dos 15% é a média dos dez últimos exames. O que aconteceu é que a prova de dezembro foi mais difícil que as demais, o que diminuiu o número de candidatos bem sucedidos.”

Gomes concorda, no entanto, com a afirmação de que os candidatos estão se aplicando mais. “Vejo isto no dia a dia. Os alunos estão se conscientizando de que é preciso estudar mais para poder passar”, conta. Segundo ele, o percentual de aprovação continua muito baixo. “O mínimo aceitável é que 25% dos alunos passem.”

Obs: não dá para entender a declaração do Presidente da Ordem. Há dois meses atrás, os resultados foram péssimos e Ophir Cavalcante identificava a fraqueza das instituições privadas como a causa principal. Agora, o ensino melhorou como num passe de mágica. Realmente, deve ser muito difícil ser Presidente da OAB.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: