Skip to content

Doação de livros para bibliotecas

03/10/2011

Uma parte de minha vida foi dedicada ao estudo da música. Formei uma boa biblioteca graças, primeiramente, ao meu pai, que me ajudou muito, e depois, ao meu próprio dinheirinho, ganho em aulas particulares. Lá pelos trinta anos, mudei completamente o meu foco profissional e passei a comprar livros de educação e administração. Resultado: minha boa biblioteca de livros de arte e música foi deixada de lado. Resolvi doar todos os livros para a biblioteca do Campus de Ciências Sociais e Educação da UEPA. Até hoje os livros estão por lá e muitos já puderam lê-los.

Tudo isso para dizer que doação de livros para bibliotecas não é muito comum em nosso País. Muitos preferem deixar os livros encaixotados a encaminharem às bibliotecas. Outras vezes, a doação é feita no intuito de se livrar de livros antigos que estão ocupando espaços.

É preciso estar atento que para doar, os livros devem estar em bom estado e possuírem relação com a área da biblioteca para a qual se pretende fazer a doação. Também se a coleção for muito grande o ideal é dividir (a doação) entre várias bibliotecas. São poucas as instituições que podem construir espaços exclusivos, como está fazendo a USP com a rara coleção de José Mindlin, a Biblioteca Brasiliana (foto abaixo).

Nova biblioteca da USP por Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb

A ideia principal é que a doação de livros é algo capaz de contribuir intensamente para a educação no Brasil.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: