Skip to content

Espaços e tempos de uma nova escola

04/10/2011

As imagens destacam as inovações arquitetônicas apresentadas no post sobre sustentabilidade em uma escola brasileira.

Desenho racional: orientação das fachadas, cobertura destacada do forro para reforçar a ventilação natural, sombreamento das faces ensolaradas, adoção de bacias sanitárias de 6 litros, torneiras economizadoras, reaproveitamento da água da chuva, uso de energia solar e lâmpadas fluorescentes dão o tom verde de energia solar e lâmpadas fluorescentes dão o tom verde à construção.

Por causa do estudo acústico, a quadra poliesportiva interna ganhou laje flutuante, que diminui o impacto das bolas contra o solo e dos alunos correndo. A cobertura de telhas sanduíche absorve parte dos ruídos e melhora a reverberação do som. Painéis de concreto celular, ligeiramente afastados entre si e das paredes, protegem a quadra da chuva sem impedir a brisa de entrar. No topo, lanternim com cobertura de telha de poliéster permite mais luz e ventilação.
Na fachada oeste, a chapa de alumínio teve as aberturas e a distância em relação às janelas estudadas para promover total controle de temperatura (a ser mantida em 24 ºC) e claridade no interior – tanto no inverno quanto no verão. Essa malha metálica abraça toda a construção, exceto nas áreas cegas, e diminui em 60% a incidência de sol direto. Além de reduzir a carga térmica que entra no edifício, dotado com resfriamento natural a partir da ventilação cruzada, a saída garante bonito efeito visual.
Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: