Skip to content

Desafios contemporâneos – trabalho

11/11/2011

O vídeo apresenta uma palestra muito interessante do professor Marcos Cavalcante, da COPPE-UFRJ. Muito bom. No site também é possível acessar outros vídeos.

A palestra é muito boa, o que não significa que tenhamos que concordar com tudo. A ideia de uma sociedade do conhecimento está muito longe da realidade de 99% da população mundial, ainda muito mais preocupada em sobreviver com alguma dignidade. Porém, a utopia é o motor da educação. Quem perde a imagem de que um mundo melhor é possível, perde a grande motivação de projetar, de construir algo diferente, fundamento de todo projeto educativo.

Mas, é bom lembrar que apesar do professor afirmar que não estamos mais em uma sociedade industrial, o Pará, meu Estado, ainda quer entrar nesta sociedade industrial. São os contextos locais que as pessoas mais vivenciam.

Hoje, assistindo a uma palestra sobre o desenvolvimento do Pará para os próximos anos, fui informado que serão 130 bilhões de reais de investimentos até 2016. Que investimento? Basicamente extrativismo mineral, produção de energia e o início de cadeias produtivas!

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: