Skip to content

Ferramentas digitais em classe – um exemplo francês

24/11/2011

Uma de minhas leitoras mais assíduas no blog me enviou esta notícia que transcrevo para vocês. O colégio Jacques-Callot, na comuna de Neuves-Maisons, no departamento de Meurthe-et-Moselle, vem desenvolvendo várias experiências com seus alunos no uso da tecnologia de forma criativa. Aliás, não somente os alunos mas também os professores.

Objetivo do curso: “Descobrir um personagem de diversas facetas, que se vê envolvido em uma história de amor pouco comum”.

Não há tempo de devaneio para os 28 alunos dessa classe de 4º série [alunos de 13 anos] do colégio Jacques-Callot, na comuna de Neuves-Maisons, no departamento de Meurthe-et-Moselle. Com alguns cliques, Blandine Homburger, 33, sua professora de literatura, torna o “personagem” bastante concreto: ela mostra em seu quadro interativo o retrato de Savinien Cyrano de Bergerac, e depois o de Edmond Rostand que deu ao escritor do século 17 a posteridade. Durante seu exercício de observação, os adolescentes mal veem a professora preencher a folha de presença, também em poucos cliques. Pelo terceiro ano consecutivo, esse colégio do subúrbio de Nancy, que recebe 685 alunos – sendo 60 na Seção de Ensino Geral e Profissional Adaptado (Segpa) – , promove o uso de ferramentas digitais em classe.

Na região de Metz-Nancy, uma das 13 selecionadas na chamada de projetos lançada em 2009 pelo Ministério da Educação para o “desenvolvimento de usos digitais na escola”, o colégio Jacques-Callot serve de exemplo, com suas duas salas de computação, sua sala multimídia, seus quadros interativos para cada disciplina, os netbooks distribuídos aos alunos de 5ª série [alunos de 12 anos] em 2010 – e dos quais eles tiveram dificuldade em se desfazer – , os manuais digitais testados há dois anos na 6ª [alunos de 11 anos], 5ª e 4ª séries…

O estabelecimento não é exatamente representativo do índice médio de equipamentos digitais. “Aqui …

Par quem quer continuar lendo, acesse aqui

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: