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Conhecimento transdisciplinar

28/11/2011

Gostei desta entrevista do Prof. Carlos Antônio Leite Brandão. Cheguei nela quando estava pesquisando sobre o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

Transcrevo apenas o início. Quem quiser pode acessar o restante aqui.

O que caracteriza o conhecimento avançado, além de estar posicionado na fronteira de um território desconhecido?
O termo conhecimento significa nascimento. O conhecer é um co-nascer do sujeito com o objeto. O conhecimento é avançado porque muda o olhar do sujeito sobre as mesmas coisas que já estavam ali. Fazendo outra analogia, a Renascença, no século 15, não se marcou por um conhecimento novo. O saber já estava ali, assim como as ruínas. O que houve foi a aplicação de um novo olhar. Temos, portanto, uma segunda definição de avançado: trata-se de um novo olhar aplicado sobre as mesmas coisas que já existem. E acho que há uma terceira definição, que pode ser extraída do termo sapere, em latim, que significa tanto saber quanto sabor. Roland Barthes, no livro A aula, escreve que a vida do pesquisador tem três fases: na primeira, ele ensina aquilo que sabe; na segunda, ele dá aula daquilo que não sabe, ou seja, sobre o que vai pesquisar; já na terceira fase, percebe que é hora do desaprender, de decantar tudo o que sabe. É a hora em que o saber fica saboroso.

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