Skip to content

Barcelona e o trabalho em grupo

18/12/2011

Ouvindo os comentaristas esportivos após o show do Barcelona na vitória sobre o Santos na decisão do melhor time de futebol do mundo, fica-se com a impressão de que tudo foi fruto do talento de Messi e seus companheiros. Na realidade, o Barça deu uma aula de trabalho em equipe. O time ataca e defende em bloco, com os jogadores muito próximos uns aos outros, o espírito coletivo muito acima de individualidades.

O Clube Barcelona também dá uma aula de gestão. Messi e Xavi, seus principais jogadores e escolhidos os melhores do torneio e, provavelmente, os melhores do mundo, são formados nas escolas de base do clube. Há profissionalismo, ao contrário do futebol brasileiro, no qual o amadorismo impera (vide o meu querido Paysandu, há cinco anos amargando uma terceira divisão horrorosa).

Foi uma aula aos treinadores brasileiros, que ganham fortunas, mas são dotados de pouca inteligência estratégica e tática. Estudam pouco, refletem pouco, ficam estagnados.

Parabéns aos espanhóis. Tomara que possamos aprender um pouco com eles, caso contrário, no lugar do Uruguai serão os espanhóis a dançar no Maracanã.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: