Skip to content

Aprender depende de quem quer aprender

22/12/2011

All education is self-education.  It doesn’t matter if you’re sitting in a college classroom or a coffee shop.  We don’t learn anything we don’t want to learn.

A frase grifada afirma uma verdade: nós não aprendemos nada se não quisermos aprender. Alguns de meus alunos já chegam cansados nas aulas. Não têm disposição nem curiosidade, duas características pessoais no meu entender indispensáveis para buscar o conhecimento.

Escrevo isso ao ler uma reportagem da Revista Veja sobre a educação na China. Aprender é dureza, você tem que se dedicar e deixar de fazer outras coisas mais divertidas como ir a um cinema ou a uma festa. Requer concentração, rotina e reflexão permanente.

Uma pessoa é o produto de sua auto-educação, entendida esta não apenas no seu sentido instrumental, mas numa perspectiva mais ampla, de conhecimento próprio de suas forças e limitações e na busca permanente de superação.

Fico vendo muitos jovens nos sinais distribuindo panfletos e servindo como cartazes móveis. É certo que muitos não tiveram oportunidades, mas também, muitos não se esforçaram o suficiente para dar um passo à frente. Esse passo é essencial, mas se você perde o tempo para dá-lo a volta será muito maior e o resultado muito mais incerto.

É importante ressaltar o seguinte. Não considero a aprendizagem um ato simplesmente cognitivo, fruto de capacidades e habilidades inatadas de uma pessoa. Também se aprende muito dependendo do contexto, da qualidade dos processos interativos, ou seja, existe também uma aprendizagem social. Porém, as duas – aprendizagem cognitiva e social – dependem do que afirmei acima, do querer aprender individual.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: