Skip to content

Pesquisa e conhecimento

22/12/2011

Estou convencido que conhecimento e aprendizagem caminham juntos se tiverem a liga da pesquisa. Entendida esta como análise, reflexão e questionamento, ao mesmo tempo, como uma tentativa de produção própria por parte de professores e alunos. Pedro Demo expõe essa assertiva há pelo menos 30 anos.

Em uma entrevista para a Folha de São Paulo, em outubro de 2010, Marcelo Gleiser destaca a incompletude de nosso conhecimento em razão da visão limitada que temos das coisas. Porém, a curiosidade é o que nos move. Não se trata de afirmação dele, mas de um autor do século XVII, Fontenelle. Para quem gosta, pode acessar neste link. Abaixo, destaco dois parágrafos centrais.

“TODA A FILOSOFIA baseia-se em apenas duas coisas: curiosidade e visão limitada […] O problema é que queremos saber muito mais do que podemos ver.” Assim escreveu o filósofo francês Bernard Le Bovier de Fontenelle em 1686. A afirmação não poderia ser mais propícia. Se entendemos por filosofia o esforço do intelecto humano em compreender quem somos e em que mundo vivemos, logo percebemos que, de fato, a mola que move nosso conhecimento é a curiosidade.
Já as nossas dificuldades, isto é, os limites do que podemos saber sobre o mundo, são consequência dessa “visão limitada”, da miopia que nos permite ver apenas uma fração do que realmente ocorre à nossa volta. Daí que o conjunto do que criamos é, em essência, uma tentativa de aprimorar a nossa visão, de saciar a curiosidade que temos de saber cada vez mais sobre a realidade que nos cerca.
Podemos metaforicamente chamar de conhecimento a trilha que, aos poucos, vai abrindo espaço na imensa e sedutora floresta do desconhecimento. (Se esse conhecimento leva à sabedoria é uma outra questão.) A preocupação central dos filósofos e, nos últimos quatro séculos, dos cientistas, é precisamente ampliar essa trilha.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: