Skip to content

Planejamento de estudos

22/12/2011

Sempre gostei de estudar sozinho. Dava aulas em uma lousa para alunos imaginários. Montava esquemas, repetia os assuntos mais difíceis, meus irmãos sofriam.

Mas, hoje, com a quantidade de informações, se você tiver um grupo diferenciado de colegas, isso pode ser muito bom. Fazendo um curso de graduação em direito é muito comum você gostar de algumas disciplinas mais do que outras. Tem sempre um colega bom em direito tributário e outro em constitucional. Nessa hora, para tirar dúvidas, montar um grupo é uma estratégia boa.

Outra estratégia que uso é fazer anotações. Transcrevo parte  do que li (sempre citando a fonte, ano e página), faço comentários, digo se concordo ou não, escrevo as minhas conclusões (se depois mudar, comento com a cor vermelha). Tudo isso no computador, óbvio, e com as pastas bem definidas.

No site da universia é possível acessar outras dicas, como:

1. Se organize

Mantenha um diário onde você vai anotar o que achou mais fácil e o que achou mais difícil. Isso vai te ajudar a identificar seus pontos fracos e fortes, saber onde você precisa melhorar e o que precisa manter no mesmo nível. Organize também os materiais que vai precisar durante os estudos e encontre um bom local para estudar, que seja bem iluminado e silencioso.

2. Crie um esquema

Tente criar um modelo com cores ou marcadores para os seus estudos. Vermelho para o que precisa melhorar, azul para o que está em ordem, verde para o que você é realmente bom. Isso vai te ajudar a manter as ideias claras na sua cabeça.

3. Encontre seu estilo

Identifique o modo como é mais fácil para você aprender e coloque isso em prática. Isso vai melhorar os seus hábitos diários de estudo e fazer com que você use seu tempo de forma muito mais proveitosa.   

4. Reveja sua programação

Exclua atividades extracurriculares que não te ajudam a alcançar os seus objetivos. Mantenha apenas aquelas que têm alguma utilidade para você e as que você faz por hobby. Isso vai te fazer pensar nas suas prioridades.

5.Melhore a sua escrita

Professores não têm paciência para conversar com você sobre a sua escrita ruim. Não é sua obrigação ser um Machado de Assis, mas você sempre pode melhorar. Aprenda pelo menos o básico: como organizar as informações dentro de um texto e título. E escrever bem é essencial para qualquer matéria, não apenas português e redação.

 6. Monte um grupo de estudos

Inclua pessoas com habilidades nas mais variadas matérias. Você pode ajudar alguém com dificuldades em matemática e aprender muito com uma pessoa que é ótima em história. Isso vai te ajudar a passar o seu conhecimento e entender o que talvez o professor não tenha deixado tão claro.

 

 

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: