Skip to content

Educação musical

30/12/2011

Quando fiz 9 anos comecei a estudar música. Meu primeiro professor foi o pianista Paulo José Campos de Melo, à época, meu vizinho. Tinha muita raiva quando no meio de uma partida de futebol ele me chamava para ter aula. Mas, não tinha como escapar. Passei por todas as fases normais de um garoto. Tinha momentos em que não suportava ir para o Conservatório. Na adolescência, porém, a música tornou-se fundamental em minha vida. Estudava piano em torno de 6 horas todos os dias, participava de corais, grupos de câmara, ministrava aulas particulares, estava completamente envolvido.

O que a música me ensinou?  Certamente, me tornou hiper concentrado no que faço, detalhista, observador, ampliou a minha percepção, me deu a oportunidade de criar, entrar em contato com as linguagens artísticas. Aprende-se também a superar os seus próprios limites. A ter respeito pelo outro, a ouvir o outro. Um certo refinamento, que eu acho que está faltando muito hoje na vida. Sobre  essa coisa de cidadania que  tanto se fala hoje, eu não estou muito certo. Não creio que isso se ensine assim diretamente, se vive, é mais uma consequência.

Escrevo isso para destacar a importância da educação musical nas escolas. Na UEPA, em 1989, criamos o primeiro curso de educação musical no norte do Brasil. De lá para cá, muitos educadores foram formados e hoje estão espalhados pelo país. Há projetos musicais nas escolas do estado, mas poderiam ser muito mais se realmente fizessem parte de uma estratégia pedagógica.

No município de São Paulo, os primeiros frutos estão sendo colhidos. As imagens podem ser acessadas aqui! Vejam o conjunto com os surdos. Muito legal.

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

