Skip to content

O desgaste dos administradores

21/01/2012

Uma notícia me chamou a atenção no site administradores.com. No anúncio de um concurso para um grupo hospitalar do Rio Grande do Sul, o cargo de administrador é o que tem menor salário. Será que o que está acontecendo com os administradores é o mesmo que já há algum tempo acontece com os professores, ou seja, uma descaracterização da profissão?
Explico melhor. Em alguns países anglo-saxões, só alguns ofícios são considerados profissões integrais, na qual a autonomia e a responsabilidade profissional são reconhecidas em razão de uma base científica solidificada na formação. Ninguém vai aceitar que após uma operação mal sucedida um cirurgião alegue que a situação não foi propícia, ou o que ele esperava encontrar não se efetivou. Por outro lado, se aceita o insucesso de um estudante não em função de um professor ruim, mas porque o mesmo tinha deficiências, não se esforçou o necessário, etc.
Desconfio que os administradores estejam saindo do grupo das profissões integrais e passando a ser uma semiprofissão, caracterizada por uma semi-autonomia e por uma semi-responsabilidade. Basta lembrar o início da crise européia e americana. Foram os gerentes das grandes empresas e dos bancos alguns dos principais responsáveis, porém,  uma semana depois, já estavam com seus discursos empolados responsabilizando ‘A’ e ‘B’ pela crise.
Administração e educação são áreas científicas que pouco se comunicam, possuem em comum a superficialidade da compreensão dos fundamentos científicos  dessas profissões por aqueles que se dizem administradores e educadores.

Anúncios

From → Administração

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: