Skip to content

Retorno às aulas

06/02/2012

Os posts estão mais devagar em razão do meu retorno às salas de aula, o que implica em preparar textos, selecionar materiais, participar de reuniões de planejamento, enfim, tudo o que esteja relacionado ao ofício de ser professor.

Minha disciplina será gestão escolar, nesse sentido tenho estudado e refletido muito sobre a escola. Como ela se apresenta, seus eternos problemas, sua importância, mas também o trauma que muitas vezes nos traz. Disciplina, tempos, espaços delimitados, o pensar racional, fragmentado, são exemplos de comportamentos que acabamos aprendendo na escola.

A escola não está nos preparando para pensar e nem para o mercado de trabalho. Alguns pedagogos têm horror a expressão “mercado de trabalho”. Besteira, vivemos em uma mundo produtivo, que produz e vende, onde o trabalho é o equilibrador de nossas vidas. A escola deve preparar da melhor maneira para o trabalho produtivo. No meu entender, fomentando o pensar divergente, a criatividade, a busca por verdades, o erro, a discussão. Não é isso o que ocorre.

Porém, o bom disso tudo é que a escola já está se repensando. Já existem no mundo todo experiências muito diferenciadas capazes de abrir pequenas janelas em uma estrutura ainda bastante compactada pela tradição.

Nesse aspecto, a formação dos professores contribui e muito. Fala-se muito em democracia e em  participação – conceitos obviamente fundamentais – porém, devem vir acompanhados da prática da liderança, da gestão, da estratégia, da gestão de pessoas, da coordenação, da organização. Equilibrar esses dois mundos será uma tentativa que começarei a empreender a partir desta segunda-feira.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: