Skip to content

Determinismo e voluntarismo

14/02/2012

O americano Immanuel Wallerstein é um dos mais influentes sociólogos da atualidade e há algum tempo já havia previsto as crises nos Estados Unidos e bloco europeu. O estudioso apresenta algumas de suas teorias e prevê períodos de grande mudança em todo o mundo.

No terceiro bloco de sua entrevista, aborda a questão essencial de determinismo x voluntarismo. A corrente mais progressista de educação pressupõe um homem capaz de mudar, de construir um futuro diferente. O sociólogo afirma que isso depende do período de estabilidade ou instabilidade que se está vivendo. Na estabilidade, não há muitas oportunidades e o determinismo triunfa, ou seja, as instituições e as representações arraigadas nas mentes das pessoas ditam a forma como proceder. Durante as crises é possível maior voluntarismo.

Nesse sentido, estamos vivendo em um momento de crise do sistema e há oportunidades para uma maior participação individual das pessoas e das organizações no âmbito local. Ou seja, pequenas ações ou pequenos eventos podem resultar em mudanças significativas no futuro. Esse futuro não é obviamente previsível, nem mesmo se sabe a forma correta de se envolver, mas é uma possibilidade aberta.

Essa aproximação entre indivíduo e ação coletiva é o que deveria mover a educação, seja ela formal ou informal.

A entrevista pode ser acessada aqui.

Anúncios

From → Geral

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: