Skip to content

Escola do futuro: finalidades fundamentais

01/03/2012

Vários estudiosos da educação estão preocupados com a escola atual. Consideram-na incapaz de envolver os estudantes em suas estratégias de aprendizagem e em seus processo organizacionais. Há a necessidade de uma mudança radical em sua estrutura e funcionamento. Acontece que isso implicaria em uma transformação na formação dos professores e na estruturação dos sistemas de ensino. Além disso, a própria arquitetura das escolas teria que ser amplamente modificada.

Não há receitas, apenas experiências aqui e acolá que indicam alguns caminhos. O autor português, Rui Canário, que tem escrito bastante sobre a temática (A escola tem futuro? – Artmed), destaca três finalidades fundamentais que podem orientar a  construção da escola do futuro:

– a de construir uma escola onde se aprenda pelo trabalho e não para o trabalho, contrariando a subordinação funcional da educação escolar à racionalidade económica vigente. É na medida em que o aluno passa à condição de produtor que nos afastamos de uma concepção molecular e transmissiva da aprendizagem, evoluindo da repetição de informação para a produção de saber;

– a de fazer da escola um sítio onde se desenvolva e estimule o gosto pelo ato intelectual de aprender, cuja importância decorrerá do seu valor de uso para “ler” e intervir no mundo e não dos benefícios materiais ou simbólicos que promete no futuro;

– a de transformar a escola num sítio em que se ganha gosto pela política, isto é, onde se vive a democracia, onde se aprende a ser intolerante com as injustiças e a exercer o direito à palavra, usando-a para pensar o mundo e nele intervir.

Como se vê, não se trata de mudar apenas a escola, mas a própria imagem de mundo que estamos acostumados a viver.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: