Skip to content

Empregos que estão em alta

09/03/2012

Reportagem da Revista VOCÊ SA traz as áreas em que os empregos estão em alta no Brasil.

Para os nossos jovens paraenses, é importante ter consciência que muitos terão que sair de Belém para outras regiões do Estado e do País. Dessa forma, por exemplo, os tecnólogos em mecânica industrial tem um campo amplo nas regiões produtoras de automóveis; no sudeste do Estado, há demanda por engenheiros civis, mecânicos e elétricos.

É importante ficar ligado e sempre fazer um planejamento pessoal.

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
Oportunidades em vários níveis

O Brasil tem o quinto maior mercado automotivo do planeta. O setor, que representa 23% do PIB da indústria e 5% do PIB nacional, é uma das apostas do país para impulsionar a economia. A previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores é de um crescimento entre 4% e 5% em 2012.

Em relação às contratações, o ano deve ser um pouco melhor que 2011 por causa das medidas protecionistas do governo, com o aumento do IPI de veículos importados, o incentivo à política de crédito com taxas mais baixas e a queda da taxa de juro Selic.

A região Sul tem atraído fornecedores de autopeças e há perspectiva de chegada da chinesa Jac Motors.

Profissionais mais procurados: de engenheiros de produção e desenvolvimento de produtos para posições juniores até cargos gerenciais, que exigem profissionais mais experientes.

TI
Cada vez mais em alta

O setor deve crescer de 12% a 14%, impulsionado pela crescente demanda de empresas de todos os setores da economia por tecnologia. “TI é essencial, inclusive durante a crise, pois permite o aumento de eficiência dos processos e, por isso, a procura tende a crescer mesmo em períodos de turbulência”, diz Antonio Gil, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

O mercado brasileiro de TI é o sétimo maior do mundo, com faturamento de 85 bilhões de dólares em 2010, respondendo por 4% do PIB nacional.

Profissionais mais procurados: arquiteto de solução e analista de negócios voltados para a área de sistemas.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: