Skip to content

Vestibular e processos seletivos

21/03/2012

Leio que a Universidade do Estado do Pará está realizando um Fórum sobre o acesso à Universidade. Acho muito bom, mas é importante ter conhecimento da história do vestibular no Brasil para não atropelar as coisas.

No site do Jornal O Estado de São Paulo é possível ter acesso a essa trajetória de forma muito didática.

No caso da UEPA, lembro que o PRISE surgiu em um momento de muita fragilidade da escola pública paraense, com poucos estudantes sendo aprovados no vestibular da instituição. Após realizarmos uma pesquisa sobre as razões desse baixo índice, concluímos que o ensino médio nas escolas públicas apresentava várias desvantagens em relação aquele ministrado em escolas privadas. Percebeu-se, entre outras questões, que os conteúdos das duas primeiras séries eram dados de forma incompleta, sobrecarregando a terceira série, provocando atrasos na formação dos alunos.

O PRISE surgiu como uma forma de valorização do ensino médio. Ao serem divulgados os conteúdos de cada série, que serviriam para a realização de uma prova ao final de cada  ano, os próprios alunos poderiam acompanhar a sua evolução e cobrar mais de seus professores e gestores.

Rapidamente as escolas privadas se ajustaram a nova regra. Houve uma melhora na escola pública, mas não suficiente para diminuir o fosso entre o número de aprovados. Há, portanto,  necessidade de mudanças.

Sugiro que o PRISE tenha cotas para alunos da escola pública. O percentual teria que ser analisado observando o índice de aprovados nos últimos concursos. Poderia se ter como meta crescer 5% a cada ano.

O importante é manter a concepção de um ensino médio forte, não apenas uma passagem para o ensino superior, ao mesmo tempo que possa dar ao estudante da escola pública motivação para estudar mais.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: