Skip to content

O futuro e as novas profissões

09/04/2012

Gosto de imaginar o futuro. Pensar que daqui a vinte anos tudo estará modificado é muito interessante. Para nós educadores é amedrontador, pois estamos muito atrasados na forma como desenvolvemos o processo de ensino e aprendizagem. Na realidade, será que as escolas poderão ser como são hoje com os avanços na área do estudo do corpo humano, em especial sobre o cérebro?

Transcrevo integralmente uma reportagem da Revista Exame sobre as prováveis profissões que estarão em alta em 2030 para que possamos refletir sobre o tamanho do problema que temos pela frente.

Em 2030 uma série de riscos financeiros já terão sido removidos pela sociedade. Novas instituições globais a partir da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina estarão com significativo poder na terra. A população terá atingido cerca de 8,3 bilhões de pessoas e os desafios ainda serão gigantescos nos setores da pobreza, fome, saúde e educação. A demanda por alimentos terá crescido em mais de 50% sobre o final da primeira década do século XXI. Os avanços nas viagens aéreas serão enormes encurtando o tempo dos deslocamentos com uma explosão de mídias interativas e realidades virtuais. Dentro desses cenários de futuro a Fast Future Research, com apoio do governo da Grã Bretanha, desenvolveu uma extensa e profunda pesquisa, para identificar as tendências e quais serão as profissões do futuro. Aqui estão as 5 mais imaginadas e demandadas do estudo :

1 – “Body Part Makers”: criadores de órgãos e partes do corpo humano, tecidos, a partir da robótica, plásticos e inovadores materiais, o que vai criar um gigantesco negócio de “peças” do corpo humano, com especialistas na aplicação, substituição e uma rede de comércio global.

2 – “Nano – Medic” : avanços científicos irão permitir intervenções cirúrgicas numa escala sub-atômica, e inventos nano médico/hospitalares. Especialistas serão formados no mundo inteiro e uma revolução no campo da saúde ocorrerá a partir da nano medicina.

3 – “Pharmer of Genetically Enginereed Crops and Livestock”. Esse “pharmer” com “ph” versus o “farmer” ( fazendeiro ) com “F” é proposital. Serão os novos produtores rurais que irão plantar, administrar e colher grãos e matérias primas do campo, que terão sido desenvolvidas por engenharia genética para promover a produtividade, proteínas terapêuticas, farmacêuticas e químicas. Farmers ( fazendeiros dos alimentos ) & Pharmers ( fazendeiros do “pharmacy” )

4 – “Old Age Wellness Manager / Consultant Specialists”. Uma profissão que vai envolver uma reunião de conhecimentos das áreas médicas, farmacêutica, psiquiátrica, fitness, estética e diversas soluções para gerenciar a saúde das pessoas, numa população com idade média cada vez mais adiantada.

5- “Memory Augmentation Surgeon”: uma nova categoria de cirurgiões cujo papel será o de aumentar a capacidade extra de memória nos seres humanos que assim o desejarem. Com o acúmulo de informações ao longo da vida, será necessário criar sistemas que ” deletem “o adquirido, para poder renovar e continuar a aprender a aprender. Será uma profissão submetida a rígidos rigores éticos, e a uma sofisticada diversidade de conhecimentos cognitivos, neurológicos, computacionais e emocionais. Quando deverá emergir esta carreira ? Em 2030.

Ao todo, são 110 novas profissões para 2030. As 5 primeiras estão ai acima, segundo o estudo da Fast Future Research. Dentre as 110, alguma bem esquisita? Muitas, entre elas: “Ghost Experience Assistant”. Pessoas contratadas para viverem experiencias por outras e depois relatarem em profundidade o que sentiram…….Curioso, mas o que tem de pessoas querendo que os outros façam aquilo que elas jamais fariam, encorajando-as, estimulando-as !!! Isso parece ser muito mais atual do que uma profissão do futuro…..mas, como dizia Corisco, cangaceiro do Bando de Lampião: “não tenho medo do futuro, desde que me venha pela frente….!”

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: