Skip to content

Encontro discute futuro da educação

20/09/2012

Começou na terça-feira o 18.º Encontro Nacional das Escolas Associadas do Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Colégio Santa Catarina, em Novo Hamburgo. O evento reuniu cerca de 250 pessoas na noite de estreia, a maioria representantes de escolas e entidades de ensino. Os participantes debateram temas globais que justificam a existência da Unesco: cultura da paz, respeito à diversidade, direitos humanos, biodiversidade – 2012 marca o Ano da Energia Sustentável para Todos e o Ano Internacional das Cooperativas.

Um dos destaques da primeira noite foi a conferência de Roberto Young, do Instituto Ethos, de São Paulo. “Os alunos mudaram em função da revolução digital. Ficaram mais isolados da comunidade, mas ao mesmo tempo estão interagindo mais, por meio das redes sociais. A educação tradicional não está preparada para esse tipo de estudante”, pondera.

 

Ando muito desconfiado de tudo isso. Naturalmente há diferenças significativas entre as gerações e isso tem repercussões no processo educativo. Porém, dizer que é preciso construir uma nova escola para adequá-la a essa nova geração é um exagero. Sou da opinião que precisamos de bons professores em todas as séries, capazes de motivar os alunos, mostrar-lhes questões interessantes, destacar os seus pontos fortes e trabalhar os aspectos mais frágeis.

Mas, dá “ibope” e vende muita palestra falar mal da escola.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: