Skip to content

Instituto Superior de Educação do Pará.

20/09/2012

Ministrando aulas no curso de Pedagogia da UEPA pude constatar, na semana que passou, o quanto a história rapidamente é esquecida. Fiz uma pergunta se alguém na sala já tinha ouvido falar do Instituto Superior de Educação do Pará (ISEP). Nenhum dos 20 alunos respondeu afirmativamente.

O ISEP foi uma das melhores experiências de formação de professores para a educação infantil e primeiras séries que o Brasil já experimentou. Idealizado por Pedro Demo (também não conheciam), em conjunto com a Profa. Terezinha Gueiros e um grupo destacado de jovens professores, o Instituto foi todo planejado para dar todas as condições de aprendizagem aos estudantes, futuros professores. Salas amplas, salas individuais, biblioteca, espaço para praticar esportes, refeitório, salas de estudos para os professores etc. Durante pouco tempo foi possível formar pessoas capazes de entender o processo formativo em sua integralidade.

Foi destruído em uma canetada pelo então Governador Jader Barbalho para ali (a construção fica ao lado do Bosque, atual Campus II da UEPA) implantar os cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UEPA.

Deslocada toda a sua estrututura para o Campus I da UEPA não resistiu ao comportamento diferente dos professores da universidade e sucumbiu de vez quando do corporativismo das entidades ligadas à Pedagogia que consideravam esses projetos como experimentações.

Agora não temos mais formação específica de professores para as séries iniciais, deixando uma enorme lacuna na efetivação do processo educativo brasileiro.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: