Skip to content

Doutorado nas férias

03/03/2013

O profissional que decide fazer mestrado ou doutorado deve refletir com muito cuidado antes de escolher o país e a instituição na qual pretende desenvolver os seus estudos. Dizer que não tempo para empreender um programa mais longo já denota um problema quase intransponível.

Nessa situação, é comum escolher o caminho mais fácil. Fazer programas concisos, nas férias, em instituições do mercosul. Mas, afinal, para um advogado, por exemplo, para que serve um curso de doutorado feito em quatro semanas na Argentina? Apenas para dizer que tem o título.

Bem, a qualidade da pós-graduação argentina não é comparável à brasileira. Tive oportunidade de visitar algumas universidades e faculdades e confesso que fiquei muito decepcionado.

Destaque-se que em um doutoramento sério, o estudante deve desenvolver um programa de estudos com pelo menos 20h semanais para leituras e realização de pesquisas, caso contrário, é melhor nem começar.

Sempre que alguém diz que vai fazer pós-graduação na Argentina eu tento demover da ideia. Mesmo em países com forte tradição universitária como Portugal, esses programas de férias são muito ruins, não comparáveis àqueles nos quais o doutorando permanece imerso no ambiente universitário e em seus estudos.

Por fim, após a conclusão do curso é uma luta para reconhecer o diploma no Brasil. As universidades brasilerias fazem “corpo mole” na análise do processos e quase sempre é preciso interferência da instituição na qual o doutorando trabalha.

Portanto, antes de investir recursos é bom analisar com cuidado essa opção.

 

Anúncios

From → Uncategorized

One Comment
  1. obrigado por esta publicação!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: