Skip to content

Mudança na sala de aula

02/07/2013

Já ministro aulas há pelo menos 20 anos. Me considero um professor atento e meus alunos gostam da forma como conduzo as minhas aulas. Porém, ultimamente, tenho percebido que conseguir a atenção dos alunos para alguns minutos de exposição de um assunto tem sido cada vez mais difícil.

Lendo o livro de John Medina – Aumente o poder de seu cérebro (não é autoajuda)  pude confirmar algumas desconfianças antigas, entre as quais, por mais que o professor se esforce a atenção dos alunos concorre com outras coisas.

Pois a pesquisa em ciências educacionais mostrou que a capacidade de prestar atenção de um estudante médio dura entre 20 e 30 minutos, mas as aulas padrão duram pelo menos uma hora. Então, temos que modificar nossa forma de atuação em sala, visto que mudar os horários envolvem muitas outras deliberações fora da governabilidade dos professores.

Medina sugere que o professor alterne atividades em torno de 10 a 15 minutos e que ao longo de uma aula procure repetir pelo menos três vezes (de forma diferente) os principais conceitos. Já fiz isso e deu muito certo.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: