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ENADE e avaliações de IES

24/10/2013

Avaliação em IES está diretamente relacionada com qualidade. Qualidade em educação, apesar de ser um termo utilizado com vários sentidos, está diretamente relacionada com a aprendizagem dos alunos. O questionamento que vários educadores fazem é como aferir a aprendizagem dos alunos.

O Brasil, desde 1996, optou por um exame nacional, inicialmente denominado “Provão” e, na atualidade, ENADE, como ponto central de um sistema nacional de avaliação.

Críticas contundentes, algumas plenamente justificadas, têm sido feitas ao processo por educadores, mantenedores e gestores institucionais. Fundamentam-se na ausência de indicadores mais equitativos do sistema. Por exemplo, existem diversos tipos de alunos, com interesses diferentes, com desigual formação anterior ao ensino superior, trabalhadores, com dedicação exclusiva ao estudo, por exemplo, o que faz com que instituições com processos seletivos menos exigentes fiquem com os piores alunos, resultando sempre em avaliações mais baixas.

Parece consenso que isso é uma realidade. No sentido de tentar diminuir essa diferença em determinado momento se criou o IDD (Índice de Diferença de Desempenho), mas a metodologia empregada para aferi-lo ainda está sendo aperfeiçoada, e o mais importante, quando da divulgação pela imprensa e pelo próprio governo dos resultados, este tipo de análise é pouco difundida.

Minha experiência no ensino superior diz que os processos avaliativos são fundamentais e que ,apesar das dificuldades citadas acima, conseguem retratar com bastante veracidade a realidade das IES brasileiras.

Mas, um aspecto chama a atenção, as avaliações não estão conseguindo mudar de forma mais radical a realidade interna das IES. Planos de carreira dos docentes e funcionários são fictícios (estão no papel para apresentar às Comissões, mas não são implantados), a estrutura colegiada não é respeitada pelos mantenedores, a autonomia do professor há muito deixou de existir, processos seletivos para docentes ainda são poucos, enfim, os processos confirmam resultados esperados, mas não modificam as estruturas institucionais que impedem a mudança.

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From → Educação

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