Skip to content

Avaliação de professores em IES

27/10/2013

O momento de avaliação dos professores em uma IES é marcado por fortes expectativas. Ao responder as respostas de um questionário o aluno se vê em uma posição privilegiada, podendo destruir uma carreira futura.

Duas situações são consideradas quando da aplicação e análise desses questionários por parte dos gestores acadêmicos. A primeira, são as avaliações. Normalmente, após uma nota baixa os alunos desforram no professor e na sua avaliação. Digo normalmente pois já presenciei situações em que turmas com notas muito baixas davam notas altas ao professor. Raro, mas possível.

Um outro aspecto considero também crítico. Os alunos do ensino superior brasileiro foram formados em um ensino básico tradicional, no qual o professor ensina e o aluno aprende, ou seja, o professor transmite conteúdos para serem assimilados pelos alunos. Qualquer mudança nessa metodologia por parte do professor pode implicar em séria reação visto que inovação e mudança não são bem vindas na sala de aula universitária.

Há o caso dos professores bonzinhos, os que não fazem chamada, dão dez para toda a turma, mantém um ambiente de camaradagem , sem cobranças. Esses sempre tiram dez. Então, essa avaliação é eficaz?

Minha resposta é a mesma do ENADE. Ruim com ele, muito pior sem ele, no caso, ela. A avaliação dos professores, com os devidos cuidados que todo gestor acadêmico experiente deve ter, é um instrumento importante para a melhoria da qualidade do ensino em nossas IES. Porém, é preciso combinar esse tipo de avaliação com um melhor acompanhamento do trabalho dos docentes nas IES, acompanhamento este que deve ser feito por especialistas (existem poucos com essa habilidade) em processos pedagógicos.

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: