Skip to content

Brasil tem 3,6 milhões de crianças e adolescentes fora da escola em 2011

18/04/2014

Ainda é grande o número de crianças e jovens fora da escola no Brasil. Se 92% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos frequentam escolas,  outros 3,6 milhões estão sem estudar. Apenas no Sudeste há 1,2 milhão de pessoas nessa faixa etária que não vão às aulas. São Paulo, o Estado mais rico da federação, tem o maior número absoluto de crianças e adolescentes não atendidos, 575 mil. Ou seja, a população de uma Belém no Sudeste não vai à escola.

A pesquisa se refere ao ano de 2011. Hoje deve ter mudado pouca coisa. Aqui na nossa Região, cerca de 10% das crianças e jovens na idade escolar não estão matriculadas. As escolas começaram a colocar faixas nos seus muros anunciando que “há vagas”.

Repetência, evasão, desinteresse, são temas mais que presentes para quem tem a escola como objeto de estudo. As razões são variadas. A que está sempre presente  é que a escola é chata, tradicional, não acompanhou as mudanças no mundo, etc. Realmente, há razão nisso. Por outro lado,  sempre digo para meus alunos de licenciatura que estudar não é fácil e nem divertido. Requer concentração, reflexão, diálogo, atenção ao outro e ao mundo, características pouco comuns em nossas sociedades de imagens e ações superficiais.

Como professor, vocês sabem quem é o meu maior inimigo? O celular e o famoso whatsapp. E o pior é que perco pra ele em todas as aulas.

Mas, voltando ao tema do post, atenção especial deve ser dada ao ensino médio, onde a evasão é maior.

 

 

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: