Skip to content

A formação do cidadão e a educação

15/07/2016

Trabalho com formação de professores em uma Faculdade de Educação. Um ambiente naturalmente marcado pela defesa de diferentes ideias sobre o mundo e sobre a educação, de forma mais específica.
Uma das temáticas caras para esse grupo de docentes e discentes é a formação cidadã. A educação tem como finalidade a formação do cidadão. Sujeito histórico, participativo, engajado na transformação do mundo em que vivemos.
Traduzindo em questões práticas de gestão, valoriza-se a gestão democrática, ou melhor, a gestão participativa, que em uma perspectiva mais radical (como Paro e outros defendem), uma gestão colegiada, sem a necessidade do gestor. Aliás, falar em administração para esse grupo é o mesmo que defender o neoliberalismo.
Pois bem. agora chego ao foco do que quero comentar. Eleição na universidade. Eleição para diretor de um centro. ótimo momento para exercitar a cidadania. Ledo engano. A eleição foi um momento de falta de transparência, acirramento de discussões, maior cisão entre os grupos, falta de debates, agressões de ambas as partes, agressões contra professores e alunos etc. Tudo, menos o diálogo, o debate de ideias, o conflito salutar, o colocar os problemas da universidade e do Centro em análise. Enfim, uma tragédia.
Pergunto: como posso trabalhar gestão democrática com os futuros professores e diretores de escolas se no local em que ocorre parte de sua formação não se consegue praticar o que a teoria defende?

Anúncios

From → Educação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: